Vereadores cobram melhorias para o Corpo de Bombeiros

Vereadores cobram melhorias para o Corpo de Bombeiros

Foto: Rian Lacerda (Diário)

As condições de trabalho do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria foi pauta da primeira reunião, na terça-feira, da Comissão Representativa da Câmara no recesso após o incêndio no Colégio Marista, ocorrido na noite de 26 de dezembro. Diferentes parlamentares foram à Tribuna defender investimentos em efetivo e equipamentos para a corporação.
O vereador Tubias Callil (PL) mobilizou os deputados federais de campos opostos, Luciano Zucco (PL) e Paulo Pimenta (PT), para arrecadar recursos e comprar um caminhão com escada mecânica para o trabalho dos bombeiros em Santa Maria e região.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Pimenta e Zucco solicitaram a articulação do coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Marcelo Moraes (PL), para enviar ofício ao governo do Estado com objetivo de pedir a destinação de cerca de R$ 10 milhões dos R$ 300 milhões federais que o Piratini recebe, por mês, para aplicar em prevenção.


“O Corpo de Bombeiros não tem efetivo, não tem equipamentos”, afirmou Tubias, que ajudou como voluntário no dia do incêndio do Marista. Ele pregou a união da Câmara Federal, Assembleia Legislativa, governo do Estado, prefeitura e Legislativo de Santa Maria para obter os recursos necessários para a compra do caminhão. “A vaidade política não pode atrapalhar”, frisou ele, elogiando os esforços conjuntos de Pimenta e Zucco.

 
Já Alexandre Vargas (Republicanos) frisou que foram feitos três protocolos, dois deles na Secretaria Estadual de Segurança Pública e no Gabinete do Vice-Governador Gabriel Souza (MDB) por melhorias para o 4º Batalhão. O terceiro protocolo foi feito em Brasília, relembrou Admar Pozzobom (PSDB), com o pedido de emendas para a compra do caminhão com escada mecânica.


Marcelo Bisogno (União Brasil) ressaltou que o equipamento é imprescindível em virtude dos prédios altos que estão em construção na cidade, inclusive, na Avenida Medianeira, uma das torres terá mais de 40 andares. “Como Santa Maria vai ficar sem um caminhão com escada mecânica? Essa é uma questão urgente para a cidade”, afirmou ele , enfatizando que o 4º Batalhão “há muitos anos vem defasado, sem condições de trabalho”.

 
Integrante da comissão especial que verificou a situação da estrutura da corporação, João Ricardo Vargas (PL), Coronel Vargas, disse que equipamentos e viaturas são essenciais, mas que é preciso efetivo para operá-los. “Não adianta entregar um Corolla novo, blindado, e não ter motorista. Precisamos nos juntarmos para pedir efetivo também”, observou ele.


No planejamento

No coro por melhorias para o trabalho dos bombeiros, juntaram-se, entre outros, o presidente do Legislativo, Sergio Cechin (Progressistas) – que destinou para 2026 uma emenda para o conserto de um dos caminhões antes de o incêndio acontecer – e os parlamentares Lorenzo Pichinin (PSDB) e Sidi Cardoso (PT).


Logo depois do incêndio no Colégio Marista, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Julimar Fortes Pinheiro, informou que está no planejamento da corporação a compra de um caminhão com escada para Santa Maria, porém não deu prazo. Já sobre o efetivo, ele disse que o 4º Batalhão receberá novos soldados e bombeiros temporários para reforçar a equipe.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadores divergem em análise do governo Rodrigo Decimo Anterior

Vereadores divergem em análise do governo Rodrigo Decimo

Sob novo comando, Câmara faz reunião de Comissão Representativa no recesso Próximo

Sob novo comando, Câmara faz reunião de Comissão Representativa no recesso

Jaqueline Silveira